sábado, 21 de janeiro de 2012

Viajantes da Amazônia: Manaus (Brasil) à San José (Costa Rica), milhares de quilômetros de aventura - PARTE I

A viagem rumo à Costa Rica tem seu início no terminal rodoviário de Manaus, o ônibus partiu às 23:00 hrs para Boa Vista, Roraima. 17 horas de estrada por R$110,00, dos quais 100 quilômetros sobre buracos em um ônibus desconfortável (não recomendo a empresa Eucatur).

Já nas terras de Macunaíma, deixamos para trás a selva e damos boas-vindas a bela savana amazônica. descansamos na casa de amigos militares por um dia para então seguir viagem. A noite junina em Boa Vista foi regada a tacacá e, após um breve descanso, às 5:20 já partíamos em direção a Pacaraima, na fronteira Brasil e Venezuela.

Após recarregar com guloseimas e bombons Garoto, carimbamos os passaportes e cruzamos a fronteira, um taxi venezuelano nos levou a Santa Helena de Uairen por R$10,00 com direito a paisagem deslumbrante da Gran Sabana... inesquecível.

Trocamos Reais por Bolívares a uma taxa de 4,5 em um hotel de brasileiros em Santa Helena, seguimos a pé para o terminal rodoviário da cidade. Os preços na mercearia que entramos nos assustou, tudo é muito mais barato! A viagem de 15 horas em um ônibus super confortável custou o equivalente a R$ 20,00, uma pechincha, com direito às lindas paisagens da sabana venezuelana que impressionavam os olhares amazônicos.

Chegamos em Ciudad Bolívar por volta das 4:30 da manhã e pegamos um taxi até a posada doña Carol, o taxista porém insistia para ficarmos em outra posada e nos levou para a que ele queria! Para sorte nossa e azar dele, estávamos a apenas 20 metros da posada que tinhamos reservado e lá ficamos

Recomendo a todos Posada Doña Carol, Carol e o marido dela, o senhor Maury Jesus, são boa gente e a posada oferece conforto, segurança, discrição e bom preço. O “Desayuno Criollo” oferecido por eles vale a pena, é um verdadeiro almoço às 7 da manha! ( suco, café, prato de carne desfiada com feijão preto e arepa por R$ 6,60).

Ao raiar do dia, com um breve passeio, deslumbramos a arquitetura da cidade, preços baixos nas lojas, camelôs por toda parte (qualquer semelhança com Manaus é mera coincidência!) e a linda paisagem da ponte metálica emoldurando o rio Orinoco..