sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A Magia do Lugar - Paricatuba/AM

Não feita uma ligação no mérito de um morador com o lugar, momentaneamente poucas são as análises realizadas em uma ida a campo de um dia. Porém, não somente o fator temporal quanto a propria logistica cria a questão! Porquê aqui? Para o surgimento e a continuidade de um lugar muitos são os fatores que indicam ou explicam o porquê da manutenção de uma estrututa de caracter urbano que se cria em meio a floresta amazônica. Poucos lugares nos dias atuais apresentam qualidades, para que a vida, em seu sentido mais pleno, se desenvolva. A vila de Paricatuba com toda sua história e todas as suas territorialidades "espaçadas" pelo tempo, impõe o contraste entre o simbolo do dito desenvolvimento (neste caso visualizado na figura de colunas históricas) onde o emaranhado de cipós ditam o verdadeiro tempo que deve ser respeitado e muito bem observado, com suas belas paisagens a Vila do paricatuba se desenvolve sim! não em sentidos econômicos, sim no que dá sentido a vida o desenvolvimento espiritual ditado pela tranquilidade expressa na cara do Caboco Amazonense que mesmo abaixo de um Sol Equatorial, busca animação e felicidade para continuar em sua dinâmica extranhada por muitos e Amada por poucos!

 Sala das Samambaias Paricatuba/AM - by: Heitor Pinheiro, 2010
 Ruínas Históricas de Paricatuba/AM - by: Heitor Pinheiro,2010
 Ruinas na Praia - by: Heitor Pinheiro, 2010
 Praia de Paricatuba/AM - by: Heitor Pinheiro, 2010

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Educação e Fronteira: Análise do Sistema de Educação na Cidade de Pacaraima – RR


A cidade de Pacaraima está localizada ao norte do estado de Roraima fazendo fronteira com a Venezuela. A distância da cidade dos principais centros urbanos do estado tem certa interferência em todas as áreas de infraestrutura do lugar. O grande “boom” para o desenvolvimento local é o fato da movimentação comercial existente, devido ao grande fluxo de pessoas que atravessam a fronteira Brasil – Venezuela. Há um grande incentivo por parte do Governo Federal do Brasil, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no desenvolvimento da educação, por meio do oferecimento de estruturas básicas de ensino, onde parte dos investimentos são provenientes do município e parte da união.  Os incentivos federais e os recursos municipais obtidos pelo fluxo de pessoas tendem a influenciar sobre a infraestrutura e o crescimento da cidade de Pacaraima.

                             Centro Comercial de Pacaraima/RR, 2010. by: Heitor Pinheiro
                              Escola Padrão Pacaraima/RR, 2010. by: Heitor Pinheiro

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

BioTupé

PROJETO BIOTUPÉ É um grupo multidisciplinar e multinstitucional de pesquisa de longo prazo. Seu objetivo geral é “O estudo do meio físico, da diversidade biológica e sociocultural da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé”. O Projeto adotou o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável (DLIS)* como estratégia de atuação e intervenção na RDS. Trabalhamos também baseados na premissa de que é impossível considerar a conservação da biodiversidade e sustentabilidade ecológica fora do contexto da sustentabilidade social. Isto não pode ser separado do esforço para resgatar a diversidade cultural das populações locais. Histórico O Biotupé iniciou suas atividades em dezembro de 2001 com o estudo do meio físico e da biodiversidade de grupos específicos da fauna e flora locais. Sua atuação ampliou-se, posteriormente, para estudos sócio-ambientais e a partir daí o contacto e estudo das comunidades se intensificou. Foi realizado um diagnóstico sócio-econômico; avaliação do potencial para geração de renda de produtos da biodiversidade da área; uso de recursos; organização comunitária; capacitação comunitária e implantação de atividades geradoras de renda como: criação de peixes em tanque-rede, aproveitamento total do cupuaçu e produção de artesanato com matéria prima natural local. * O que é DLIS (Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável)? O DLIS é um novo modo de promover o desenvolvimento, possibilitando o surgimento de comunidades mais sustentáveis, capazes de: suprir suas necessidades imediatas; descobrir ou despertar suas vocações locais e desenvolver suas potencialidades específicas; e fomentar o intercâmbio externo aproveitando-se de suas vantagens locais, sendo uma via possível para a melhoria da qualidade de vida das populações e para a conquista de modos-de-vida mais sustentáveis (Rede DLIS). Divulgação dos resultados e atividades Além da participação em eventos científicos o Biotupé realiza um workshop anual, onde participam todos os membros do projeto, comunitários, instituições que atuam na área e público interessado. Em 2005 foi publicado o primeiro livro do Projeto: “Biotupé: meio físico, diversidade biológica e sociocultural do baixo rio Negro, Amazônia Central” e a próxima publicação já está sendo elaborada e seu lançamento está previsto para 2007. Coordenador Dr. Edinaldo Nelson dos Santos Silva (nelson@inpa.gov.br, projetobiotupe@gmail.com), INPA-CPBA- Lab. de Plâncton, Av. André Araújo, 2936 – 69060-001; http://biotupe.org


Comunidade do Livramento - Campo do Biotupé - 2009 / by: Heitor Pinheiro
                                


                        

Lentes da Amazônia - A Amazônia nos seus olhos.

Neste ano de 2010, surge a ideia de mostrar as varias faces da Amazônia através de imagens que traduzem o viver, a dinâmica e a propria identidade da Amazônica. Idealizado Heitor Paulo Pinheiro, 20, aluno de Geografia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e pertencente ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira - NEPECAB/AM, este projeto tem como finalidade a geração e distribuição de informações por meio de Imagens digitais para posteriores consultas que possam servir de fonte para monitoramento e identificação tanto de Paisagens geográficas quanto ao que há de mais belo nesta região considerada por muitos como o coração do Brasil.

As imagens que aqui estarão contidas são apenas momentos, mas que passaram e ficaram marcados na lembrança. Resultados de Viagens, Idas a Campo, ou apenas um instante tentaremos mostrar a Amazônia que não é Enxergada. Afinal o norte Existe!


Cidade de Bonfim, RR - Outubro, 2010.